O tofu é, na prática, um “queijo” de soja. Para a sua produção precisamos do feijão de soja demolhado e moído (ou de leite de soja), misturado com um espessante natural, o nigari.

É importante também destacar a qualidade do tofu que escolhemos consumir. A produção global de soja está, muitas vezes, associada à utilização de OGM (Organismos Geneticamente Modificados) que desvirtuam as suas propriedades nutricionais.

Desta forma, devemos fazer escolhas conscientes e que promovam a nossa saúde, por isso quando compro tofu, escolho sempre de origem biológica, sem utilização de OGM e fresco. Evito o de longa duração, que perdeu a sua frescura e possui conservantes e aditivos. Tenha atenção a isto quando puser o tofu no seu carrinho de compras.

O que nos diz a nutrição sobre o tofu?

Nutricionalmente, o tofu tem níveis de gordura bastante reduzidos, para além do aporte proteico, por isso considero-o um alimento bastante interessante. É rico em minerais como o cálcio, ferro, fósforo e magnésio e fonte de vitaminas B, D, E, F e K.

Para além do referido, o consumo de Tofu é benéfico, pois:

- Ajuda a diminuir o nível de gorduras e colesterol;

- Diminui o risco de as plaquetas formarem coágulos no sangue, prevenindo problemas cardiovasculares;

- As isoflavonas presentes no tofu têm ação anti-inflamatória e antioxidante;

- Ajuda à manutenção da densidade correta dos ossos;

- Ajuda a combater os efeitos da TPM e da menopausa.

Como podemos saboreá-lo?

É um alimento muito versátil, desde a forma de o cozinhar ao tipo de prato confeccionado. O seu sabor base é neutro, absorvendo o tempero que lhe dermos. Por isso, pode ser usado desde os pratos principais às sobremesas.

Em termos de métodos de confecção, o tofu pode ser grelhado, cozido, salteado, estufado.  Antes de ser cozinhado, deve ficar marinado por, pelo menos, 30 minutos.

Para descobrir o potencial do tofu, deixo-lhe estas quatro receitas:

Tofu Espiritual

A suavidade e sabor desta receita são incríveis! Criei a pensar na receita de bacalhau espiritual da minha mãe, mas confesso que gosto mais desta! Fiz a receita com batata doce laranja, mas pode optar por fazer com a amarela ou roxa (a roxa fica super bonita aos olhos também!).

Tofu Espiritual
créditos: Green Smiles

Bife de Tofu

Estes bifes de tofu são deliciosos, ricos e fáceis de preparar. A minha relação com o tofu nem sempre foi amistosa, mas desde que lhe comecei a dar mais oportunidades que tenho vindo a gostar cada vez mais.

Bife de Tofu
créditos: Green Smiles

Tofu Mexido

No curso de culinária no Instituto Macrobiótico de Portugal descobri a versão base desta receita. Esta é a forma que mais gosto de o comer. Aos olhos, faz lembrar ovo mexido, o sabor é bastante suave e a textura misturada com os legumes fica óptima!

Tofu Mexido
créditos: Green Smiles

Ninhos de Chocolate

Esta sobremesa é um dois em um. Pode escolher fazer apenas a mousse de chocolate, mas recomendo mesmo que invista nestes ninhos super saborosos. É uma sobremesa muito leve e saborosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.