Bolachas de chocolate e gengibre

Misture 350 g de farinha, uma colher de chá de fermento, uma colher de chá de canela em pó, meia colher de chá de gengibre em pó, uma colher de sopa de cacau, 80 g de açúcar amarelo e uma pitada de sal.

Forme uma cova no meio e junte 100 g de mel, um ovo e 80 g de azeite.

Amasse bem até ter uma massa uniforme, envolva-a em película aderente e deixe repousar no frigorífico cerca de 20 minutos.

Estenda a massa numa superfície enfarinhada, corte as bolachas com auxílio de cortadores e coloque-as num tabuleiro forrado com papel vegetal.

Leve a cozer em forno previamente aquecido (180 ºC) durante cerca de dez minutos. Deixe-as arrefecer em cima de uma rede.

(Fonte: Blogue “Tarte de Limão”)

Bolachas de chocolate e gengibre

Bolachas de Natal fundo de copo

Parta de uma base de bolachas de manteiga como explicado acima, nas Bolachas de chocolate e gengibre.

Antes de levar a massa das bolachas ao forno, basta pressionar o fundo de um copo para reproduzir o padrão nele talhado. Não nos passaria pela ideia que o velhinho copo dos avós, ou mesmo aqueles outros que encontramos em feiras de velharias poderiam ter uma função decorativa.

Bolachas de natal fundo de copo

Chutney de Natal

Retire os caroços quatro ou cinco peras e corte-as em quadrados.

Num tacho, adicione as peras, duas cebolas médias picadas grosseiramente, 200 g de sultanas pratas, 250 g de açúcar, uma colher de café de grãos de mostarda moídos, uma colher de café de coentros secos, uma colher de café de vinagre de maçã e uma ou duas malaguetas secas pequenas.

Envolva bem todos os ingredientes e adicione um pouco de gengibre ralado.

Leve ao lume e deixe levantar fervura, envolvendo bem.

Reduza o lume e deixe cozinhar durante 25 minutos com o tacho tapado, mexendo de vez em quando.

Após esse tempo, envolva e deixe cozinhar mais 15 a 20 minutos, em lume baixo, com o tacho destapado, até apresentar a espessura desejada.

Verta o chutney para frascos, previamente esterilizados.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Chutney de Natal

Compota de framboesa com vinho do Porto

Coloque 500 g de framboesas congeladas num recipiente, regue com vinho do Porto a gosto (capaz de cobrir a fruta) e deixe a macerar cerca de uma hora.

Num tacho, coloque a mistura das framboesas, adicione o sumo de um limão e 500 g de açúcar. Deixe levantar fervura, reduza o lume e deixe cozer em lume baixo, vá mexendo de vez em quando até atingir o “ponto estrada”.

Coloque a compota em frascos previamente esterilizados, feche com as respetivas tampas e vire os frascos ao contrário.

Deixe arrefecer e guarde num local fresco e seco.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Trufas de figo, amêndoa e chocolate

Corte os pés a 200 g de figos secos, se achar que são muito duros.

Coloque num robô de cozinha os figos, 70 g de miolo de amêndoa sem pele, uma colher de chá de azeite extra virgem suave, raspas da casca de uma laranja, 40 g de chocolate preto, com 70& de cacau. Triture até obter umas migalhas moldáveis.

Faça bolinhas do tamanho de brigadeiros, pressionando bem a mistura, passe por cacau em pó e coloque em forminhas de papel.

(Fonte: Blogue “Lume Brando”)

Trufas de figo, amêndoa e chocolate

Bolachas de limão e canela

Com uma vara de arames bata 175 g de açúcar e dois ovos até obter uma mistura cremosa.

Adicione a raspa de um limão e 30 ml de sumo do mesmo e misture bem. Junte 175 g de manteiga derretida e arrefecida e envolva.

Por fim junte 600 g de farinha com fermento e envolva tudo muito bem, com uma colher de pau, até a massa se soltar e não se colar às mãos.

Pré-aqueça o forno a 170 ºC.

Retire a massa do frigorífico e estenda-a na bancada com a ajuda de um rolo. Deixe uma altura de cerca de 0,5cm.

Corte as bolachas, com um cortador a gosto, pincele-as com o ovo batido e polvilhe com açúcar e canela, previamente misturados.

Leve ao forno, em tabuleiro forrado com papel vegetal cerca de dez minutos - assim que estiverem com os bordos dourados estão prontas.

Retire do forno e deixe arrefecer numa rede.

(Fonte: Blogue “Intrusa na Cozinha”)

Bolachas de limão e canela

Bolachas de Natal

Numa tigela, misture 150 g de manteiga amolecida, uma pitada de sal e 100 g de açúcar, bata com a batedeira todos os ingredientes. Acrescente uma colher de sopa de rum, uma colher de sopa de sumo do limão e um ovo.

Envolva bem e acrescente, pouco a pouco, 300 g de farinha. Deixe a massa repousar, cerca de uma hora no frigorífico. Entretanto, aqueça o forno a 200 ºC.

Coloque papel vegetal no tabuleiro do forno. Polvilhe a bancada de serviço com farinha, estenda a massa com perto de 3 mm de espessura e recorte bolachinhas, utilizando formas com desenhos alusivos ao Natal.

Coloque as bolachinhas no tabuleiro e leve ao forno cerca de oito a dez minutos, até alourarem.

De seguida, faça o glacê: junte 70 g de açúcar em pó, uma colher de sopa de rum e uma colher de sopa de aroma de morango, envolva bem todos os ingredientes.

Pincele as bolachas com o glacê e polvilhe com confeitos, a seu gosto.

(Fonte: Blogue “Sabores da Minha Cozinha”)

Seja criativo na hora de embalar

Hoje em dia a Internet está pejada de ideias para embalar com criatividade e economia os seus mimos domésticos.

Seja criativo na hora de embalar

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.