Salada de trigo bulgur, harissa e laranja

Coloque 200 g de trigo bulgur enxaguado numa caçarola com duas colheres de chá de caldo granulado de galinha e 5oo ml de água. Deixe ferver em lume brando. Tape, reduza o lume para o mínimo e deixe cozinhar calmante 10-15 minutos, até ficar tenro e o líquido ser absorvido.

Deve conservar alguma firmeza. Se ainda tiver líquido, deixe cozinhar destapado por mais dois minutos. Transfira para uma tigela e deixe arrefecer.

Descasque três laranjas, fazendo-o sobre uma tigela pequena, para aproveitar o sumo que vai escorrendo.

Corte os gomos entre as membranas e adicione-os ao bulgur. Junte o sumo de um limão, duas colheres de sopa de mel claro, duas colheres de chá de pasta de harissa, quatro colheres de sopa de azeite e algumas gotas de água de rosas ao sumo e bata bem para misturar.

Misture meia cebola roxa pequena, finamente picada, 40 g de salsa de folha lisa, finamente picada., bagos de romã a gosto e 75 g avelãs tostadas e picadas com o bulgur.

Mesmo antes de servir deite o molho sobre a salada e mexa bem para envolver.

(Fonte: livro "Grão a Grão")

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

 

Salada de trigo bulgur, harissa e laranja

 

Caril de arroz selvagem e abóbora manteiga

Coza 150 g de arroz selvagem em bastante agua a ferver durante cerca de 30 minutos até os grãos amaciarem um pouco, mas sem cozerem completamente. Escorra.

Descarte as pevides de 700 g de abóbora manteiga e descasque. Corte a polpa em bocados de 2 cm.

Aqueça duas colheres de sopa de óleo de coco numa caçarola grande e rasa ou frigideira. Adicione dois talos de aipo e duas cebolas picadas e salteie em lume brando durante cinco minutos, mexendo com frequência.

Adicione três dentes de alho picados e uma colher de chá de tomilho seco e salteie mais um minuto.

Deite a abóbora na caçarola com o arroz selvagem escorrido, um litro de caldo de legumes e três colheres de sopa de pasta de tomate seco. Deixe ferver em lume brando, tape e deixe cozinhar durante 20 minutos até o arroz selvagem ficar tenro. Se usar manteiga de coco em barra, corte 100 g em pedaços antes de deitar na caçarola com 25 g de pimentos jalapeños. Mexa até a manteiga de coco derreter.

Adicione 200 g de folhas de espinafres, envolvendo-as no molho até murcharem. Tempere a gosto e sirva em tigelas rasas.

(Fonte: livro "Grão a Grão")

 Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Caril de arroz selvagem e abóbora manteiga

Frango com bagos de trigo e estragão

Corte oito coxas de frango ao meio e tempere. Arranque as folhas de estragão dos caules até perfazer duas colheres de sopa. Derreta uma colher de sopa de manteiga numa caçarola larga com uma colher de sopa de azeite e salteie metade do frango ate alourar dos dois lados. Retire para um prato e salteie o restante.

Deite duas cebolas finamente picadas e dois talos de aipo, também picadinhos, na caçarola. Salteie durante mais cinco minutos e depois adicione quatro dentes de alho e uma colher de sopa de farinha sem fermento.

Deixe cozinhar durante um minuto, mexendo. Misture 750 ml de caldo de galinha e uma colher de chá de mostarda de Dijon. Volte a colocar o frango na caçarola e espalhe os bagos 150 g de trigo, enxaguados.

Dê uma entaladela suave, adicione metade do estragão e tape. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 50 minutos, até o frango e os bagos de trigo ficarem tenros.

Adicione as restantes folhas de estragão com 100 ml de natas azedas, mexendo até as natas derreterem nos sucos da cozedura para obter um molho cremoso. Tempere a gosto e sirva.

(Fonte: livro "Grão a Grão")

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Frango com bagos de trigo e estragão

Minestrone de cevada, feijão e tomate

Aqueça três colheres de sopa de azeite extra virgem numa caçarola grande e lentamente salteie uma cebola picada e 50 g de pancetta picada durante cinco minutos para amaciar. Adicione três dentes de alho esmagados e salteie mais um minuto.

Deite 475 ml de caldo de legumes e 400 g de tomate em pedaços em lata e deixe ferver em lume brando.

Adicione meia colher de chá de pimenta-malagueta em flocos, 65 g de cevada descascada e enxaguada, 400 g de feijão branco e 150 g de favas e tape. Deixe cozinhar em lume brando durante cerca de 40 minutos até a cevada ficar tenra.

Adicione duas curgetes cortadas em cubos, 50 g de queijo Parmesão e tempere a gosto com sal e pimenta. Tape e deixe cozinhar mais dez minutos.

Parta folhas de manjericão a gosto para dentro da sopa e distribua por tigelas com uma concha. Sirva polvilhado com queijo Parmesão.

(Fonte: livro "Grão a Grão")

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Minestrone de cevada, feijão e tomate

 Legumes assados e cuscuz gigante

Aqueça previamente o forno a 200 °C/intensidade 6.

Forre dois tabuleiros de ir ao forno grandes com folha de alumínio e reserve. Corte uma beringela média, duas curgetes médias e dois pimentos, um vermelho, outro amarelo. Faça-o em pedados bem pequenos (cubos de mais ou menos 1 cm).

Ponha os legumes numa tigela grande, juntamente com uma cebola roxa cortada em rodelas finas, dois pés de alecrim (só as folhas) e cinco pés de tomilho (só as folhas) e uma pitada generosa de sal e pimenta.

Junte três colheres de sopa de azeite e, com as mãos, misture delicadamente os legumes, até ficarem bem envolvidos.

Espalhe uma camada uniforme nos tabuleiros e deixe assar durante 20-25 minutos. Entretanto, numa panela, ponha um caldo de galinha a cozer em um litro de água a ferver. Junte o cuscuz e deixe cozer 10-12 minutos, até ficar al dente. Escorra, passe por água fria e reserve.

Quando todos os legumes estiverem assados, deixe-os arrefecer ligeiramente e misture-os no cuscuz.

Regue com uma colher e meia de molho salsa verde, enfeite com salsa picada e sirva.

(Fonte: Vogais)

Para acompanhar esta receita passo a passo clique na imagem abaixo.

Legumes assados e cuscuz gigante