Alessandra Ambrosio, a famosa modelo Victoria´s Secret e capa da Vogue, foi criticada depois de ter lançado uma linha de biquíni que, segundo ela, tinha o "poder da YANTRA". A coleção usa a geometria do símbolo SRI YANTRA, unindo espiritualidade e moda.

Vários grupos hindus não gostaram do uso do simbolismo e exigiram que Alessandra Ambrosio se desculpasse publicamente e desse outro nome à coleção, pois acreditam que é inapropriado e ofensivo à sua religião.

Rajan Zed, presidente da Sociedade Universal do Hinduísmo, disse que o "Yantra antigo", que é "o equivalente visual do mantra" ou cânticos religiosos, representa "a Deusa e o cosmos" e é "um símbolo ou conceito sério e sagrado usado pelos hindus".

Vinita Rashinkar, autora indiana do best-seller "Sri Chakra Yantra", defendeu a modelo afirmando que é ridículo os grupos hindus se oporem à coleção de biquíni, alegando ofender as crenças religiosas hindus.

Numa declaração, a autora diz: "O Sri Yantra é o símbolo supremo de Shakti - o poder da energia feminina". Na tradição védica, o Sri Yantra é considerado como a representação do universo, bem como o corpo da deusa relacionado ao princípio feminino.

Se, ao usar o Sri Yantra em qualquer forma, permitir que uma mulher sinta o poder da deusa dentro de si mesma e ajudá-la a se mover em direção a uma manifestação radiante e alegre, isso não deve ser visto como uma ofensa aos sentimentos hindus.

Por outro lado, Rajan Zed também disse que a coleção "prejudica os devotos", que apresenta o "uso inadequado de divindades ou conceitos ou ícones ou símbolos hindus para agendas comerciais ou outras". Vinita contraria esta afirmação alegando que o design do Sri Yantra é visto em todos os lugares, desde t-shirts a joias, até colchas e prints de parede, por isso é errado apontar o dedo a Alessandra Ambrosio pelas críticas e acusá-la de comercializar o yantra quando o mundo inteiro está a fazer o mesmo e nunca ninguém levantou essa questão até agora.

Vinita explica no seu livro "O Sri Chakra Yantra" que um yantra é um instrumento de meditação que apoia o crescimento espiritual. O Sri Yantra é conhecido por ser o mais poderoso entre todos os yantras e é o símbolo do grande princípio da mãe divina, a fonte de toda energia, poder e criatividade.

Autora indiana e especialista em Yantra, Vinita Rashinkar
Autora indiana e especialista em Yantra, Vinita Rashinkar

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.