Organizar o casamento em casa traz consigo a grande vantagem de poupar dinheiro, já que uma grande fatia do orçamento vai, normalmente, para o aluguer do espaço onde vai decorrer a receção aos convidados e a festa. Por isso, se não gastar essa quantia poderá sempre reencaminhá-la para o vestido de noiva ou para a lua-de-mel, por exemplo.

Contudo, há muitos fatores a considerar se decidir organizar o seu casamento em casa. Por isso reunimos neste artigo três aspetos que deve ter em atenção para que possa realizar o seu casamento de sonho no conforto do lar.

1. Número de convidados

3 fatores a ter em conta se está a pensar fazer um casamento em casa
créditos: Mémorelle - Photography&Video

Se casar num apartamento não poderá convidar 100 pessoas, certo? Há que proporcionar o mínimo de conforto e, além disso, não vai querer que os seus convidados andem a tropeçar uns nos outros. Por isso, a primeira coisa a fazer num casamento em casa é avaliar o espaço disponível e ter a certeza absoluta que a casa comporta o número de pessoas que irá querer ter consigo neste dia.

Outra questão terá a ver com o facto de os convidados ficarem de pé ou sentados: se for oferecer um jantar ou um almoço, que tipo de comida vai servir? Lembre-se que se servir pratos de faca e garfo haverá pessoas que não vão conseguir comer de pé.

A verdade é que, geralmente, um casamento em casa sugere algo mais intimista e acolhedor, com a presença de apenas amigos e familiares mais próximos, mas isso não será uma regra. Se quiser fazer uma festança, e a casa o permitir, força!

Para ter uma noção do número de convidados, saiba que o ideal será convidar no máximo 20 pessoas para apartamentos ou casas pequenas sem área externas, enquanto que no caso de casas maiores, que possuam um espaço exterior razoável, poderá receber tranquilamente cerca de 50 convidados.

2. Comida

3 fatores a ter em conta se está a pensar fazer um casamento em casa
créditos: TFY Weddings

Se o número de convidados for pequeno, por que não preparar comida caseira? A ideia parece-nos boa. Mas se a lista de convidados for maior o melhor será mesmo contratar uma empresa de catering. Veja só onde vai colocar a comida e deixe o resto nas mãos de profissionais.

Pode sempre também fazer um "dois em um": comida caseira com apontamentos originais, que irão deliciar os convidados e, simultaneamente, dar um toque diferente ao estilo e até mesmo decoração do casamento.

3. Decoração

3 fatores a ter em conta se está a pensar fazer um casamento em casa
créditos: André Lima Photography

Crie espaços amplos e fluídos dentro de casa. Se houver muitos objetos e bibelots espalhados pela casa, retire-os, pelo menos neste dia. Os seus convidados vão estar mais à vontade e não há risco de se partir alguma peça. A dica é usar e abusar das paredes na decoração para otimizar o espaço, evitando decorações de chão onde as pessoas possam tropeçar. Opte por pormenores simples: umas flores, umas velas, varais de fotos, balões e pouco mais. A regra, de modo geral, é o famoso “menos é mais”.

Outras questões

3 fatores a ter em conta se está a pensar fazer um casamento em casa
créditos: Aguiam Wedding Photography

Arranje um espaço, nem que seja um cantinho, para entreter as crianças. Nada melhor do que conseguir fazê-lo num espaço limitado. Faça o mesmo para os convidados que queiram dar um pezinho de dança.

Por seu turno, se a sua casa possuir um jardim ou um terraço use e abuse dele! Coloque umas mesas, cadeiras e uns puffs e crie um espaço descontraído e acolhedor.

Atenção: avise os seus vizinhos que vai decorrer ali uma festa e que é possível que haja um pouco mais de barulho do que o habitual. Não custa nada ser educado e cordial.

E finalmente, não esqueça também de contratar um fotógrafo para eternizar o momento. Apesar de ser em casa, a ocasião merece ser recordada para sempre em bonitas fotografias que vai querer estar sempre a rever.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.