Graças às alterações hormonais e a factores externos como a poluição ou a exposição à radiação UV, a partir de certa idade torna-se importante desacelerar o processo de envelhecimento. A pele perde firmeza, ganha manchas, rugas e fica mais seca. O cabelo não só vai ficando branco, como cai com mais facilidade e perde densidade. E o corpo, esse, tende a trair-nos.

A flacidez torna-se cada vez mais visível e as marcas da passagem do tempo também. Mas não é caso para alarme, para todos os problemas que possam decidir surgir, existem soluções. «A maioria das mulheres pensa que quanto mais caro for um produto, mais eficaz é», diz a dermatologista Susan C. Taylor no site da Academia Norte-Americana de Dermatologia.

«Nem sempre é o caso, uma vez que existem cosméticos mais em conta que têm o mesmo efeito do que marcas dispendiosas», sublinha. Para a dermatologista, o mais importante é usar protetor solar diariamente, evitar a exposição solar, hidratar a pele e testar os produtos durante cinco dias na parte interna do braço, mesmo que sejam hipoalergénicos.

Usar os cosméticos de acordo com as indicações, não usar produtos irritantes (a não ser que sejam prescritos por um especialista) e limitar o número de cremes na rotina para evitar problemas que possam evidenciar ainda mais os sinais de envelhecimento são outras das sugestões da especialista. Mas, como não é só no rosto que surgem os temidos sinais do avançar da idade, compilámos mais alguns conselhos.

Para que possa tratar de si dos pés à cabeça e ter orgulho da sua aparência, em qualquer altura da vida, independentemente da sua idade, estes são alguns dos cuidados a ter em determinadas zonas do corpo:

- Rosto

30% do envelhecimento facial deve-se a causas genéticas e os outros setenta à exposição a agressores ambientais, como a radiação UV ou o tabaco. Para além de esquecer os cigarros de uma vez por todas, o que também terá reflexos na sua saúde, a forma mais segura de evitar o envelhecimento cutâneo é usar proteção solar todos os dias.

Este gesto simples, para além de prevenir o aparecimento das temidas manchas castanhas, tão típicas em peles maduras, aumenta os níveis de hidratação e melhora a elasticidade da pele. Não lhe é exigido que se esconda do sol, mas evitá-lo ajuda a atenuar as referidas manchas. Mas este não é o único problema de uma pele que acabou de entrar nos entas...

As rugas também fazem parte do processo de envelhecimento e são uma das principais causas de preocupação das mulheres nesta faixa etária. Causadas pelo enfraquecimento da camada hidrolipídica manifestam-se mais precocemente em fumadoras, uma vez que a nicotina contrai os vasos sanguíneos que se encontram perto da superfície cutânea.

Torna-se quase imprescindível passar a usar cuidados mais nutritivos e com fórmulas direcionadas para os sinais que se manifestam na sua pele, sejam eles manchas, falta de firmeza ou rugas. Entre eles encontra-se o ácido retinóico (muitas vezes indicado para a acne), pois estimula a circulação sanguínea e faz com que os fibroblastos produzam colagénio.

A lista inclui ainda os óleos de peixe, pois contêm níveis elevados de vitamina A, assim como a vitamina C, que também estimula a produção de colagénio. Como aliado, Vichy Liftactiv Supreme é um dos produtos a usar. O segredo da fórmula está na Rhamnose e na tecnologia Day-Proof, que aumentam a resistência da pele contra as tensões do quotidiano e têm um efeito alisador.

De imediato, alisa rugas e imperfeições e ilumina a tez. Após um mês, o efeito lifting é visível. As rugas profundas estão atenuadas e a pele refirmada. PhysioLift Serum, um novo sérum com ácido hialurónico lançado pela Avène, marca de cosméticos à base de água termal, também deixa a pele visivelmente mais lisa, garantindo uma firmeza duradoura.

- Cabelo

Tal como a pele, também o cabelo se torna mais fino e quebradiço, perde corpo e volume e, em última instância, cai. Tudo sintomas que mulher alguma quer sentir ou ver. Regra geral, todos os dias caem cerca de 100 cabelos do couro cabeludo. Por isso, se verificar que a queda é mais acentuada (80% dos homens e 50% das mulheres estão sujeitos a uma queda de cabelo significativa a dada altura) intervenha!

A queda de cabelo é um problema que afeta grande parte da população e tem origem não só em fatores genéticos mas também em todas as agressões externas que danificam e enfraquecem o cabelo. Uma alimentação equilibrada rica em selénio (presente no peixe, vísceras e cereais) e óleos de peixe, promove a saúde capilar. Existem princípios ativos a que pode recorrer.

É o caso do minoxidil ou a finasterida, que ajudam a tratar a queda de cabelo hereditária. O que fazem é dilatar os vasos sanguíneos e o fornecimento de sangue aos folículos pilosos, estimulando as células capilares a produzir fios de cabelo mais fortes. Um aliado? O programa que combate a perda de densidade capilar, oferecendo uma resposta personalizada para cabelos normais ou com coloração.

O Denser Hair Serum e o Thicker Hair Serioxyl da L’Oréal Profissionnel são dois dos produtos a que pode recorrer. O cabelo fica mais espesso, com mais volume e visivelmente mais denso. Herbal Essences Bio:Renew, uma nova gama de cuidados capilares à base de histidina, um purificante natural, além de algas marinhas e aloé vera, é outra das novidades que deve considerar.

Texto: Filipa Basílio da Silva e Madalena Alçada Baptista