Talvez a imagem do seu vestido de noiva tenha sido a primeira coisa que lhe veio à mente quando foi pedida em casamento. Um modelo de arrasar, para deslumbrar o seu noivo e todos aqueles que, convosco, vão partilhar o grande dia. Mas e o penteado para o casamento, já pensou nele? Não deixe essa decisão para a última da hora e avalie todas as opções possíveis. Nós hoje damos-lhe uma ajuda!

1. Qual o ambiente e tipo de casamento que vai ter?

Esta é a primeira pergunta que deve colocar a si própria, por muito óbvia que lhe pareça ser. Porque se o seu casamento for celebrado durante dia, poderá usar um penteado semi-apanhado ou um penteado mais natural, inclusivamente um penteado com o cabelo solto. Já se for um casamento ao final da tarde ou noite, os penteados presos são geralmente os mais adequados, assim como as tranças incorporadas em rabos de cavalo, uma das grandes tendências para as noivas.

Como decidir que penteado usar no grande dia?
Penteado Jenny Make Up Land | Vestido: Gio Rodrigues créditos: Edgar Dias

2. Como vai ser o seu vestido de noiva?

Esta será a segunda pergunta a fazer, que decorre diretamente da primeira. Não pense em definir o penteado antes de encontrar o seu vestido de noiva. Só depois de o fazer é que poderá adequar o cabelo ao modelo e harmonizar todo o visual.

O nosso conselho é que jogue com o equilíbrio e o peso que quer dar a cada detalhe da sua aparência. Isto é, se o seu vestido é mais vistoso, tanto pela forma, como pelo tecido ou pelo corte, recomendamos que opte por um penteado apanhado, como um coque, sobretudo se o vestido tiver detalhes nas costas.

Como decidir que penteado usar no grande dia?
créditos: Aguiam Wedding Photography

O mesmo se pode dizer, por exemplo, se optar por um modelo de vestido halter ou com uma gola alta, sobretudo se a noiva for baixinha, já que um penteado preso  - de preferência alto - irá alongar o visual.

Como decidir que penteado usar no grande dia?
créditos: Aguiam Wedding Photography

Se, pelo contrário, escolheu um vestido simples e confortável, poderá optar por um penteado semi-preso, um cabelo solto com ondas ou uma trança desconstruída. Os penteados com cabelos soltos, aliás, começam a ser dos preferidos das noivas, sendo muito versáteis e combinando perfeitamente com variadíssimos estilos, proporcionando um visual leve e natural.

Como decidir que penteado usar no grande dia?
créditos: Arte Magna Fotografia

3. Conheça os tipos de penteados que melhor se adequam ao seu estilo

É natural que se deixe entusiasmar pelas fotos daquela noiva lindíssima que viu numa revista, com um penteado elaboradíssimo. Mas será mesmo esse estilo que combina consigo? Lembre-se: o cabelo é uma parte fundamental da nossa aparência e diz muito sobre nós. Assim como o estilo do nosso casamento. Pense bem no que quer.

Como decidir que penteado usar no grande dia?
créditos: Nelson Marques + Andreia Torres Photography
  • Cabelo solto: apesar de tradicionalmente não ser o penteado mais usado, cada vez mais noivas optam por este look, sendo um tipo de penteado ideal para o estilo boho, muitas vezes complementados pelo toque de cor proporcionado pelas coroas de flores. Aliás, neste penteado consegue adicionar qualquer tipo de acessório, por isso, para casamentos clássicos em vez das flores pode optar, por exemplo, por uma tiara.
  • Presos e coques: são os penteados preferidos pelas noivas mais tradicionais. Elegantes e perfeitos para esculpir o rosto, realçam a elegância da mulher e destacam a sofisticação da festa. Se está a pensar usar um vestido de noiva com decote coração, com ombros caídos ou com decote nas costas, este é o penteado perfeito. Pode usar um coque mais clássico, “certinho”, ou dar-lhe um toque moderno, com alguns fios de cabelo soltos e um apanhado mais desordenado.
  • Semi-presos, tranças, penteados de noivas com rabo de cavalo: são originais e perfeitos para noivas que gostam de seguir tendências. Para além disso, são looks versáteis que encaixam também em qualquer tipo de modelo.
Como decidir que penteado usar no grande dia?
créditos: Shutterstock

4. Últimos conselhos

Prepare-se com antecedência e tenha em conta a sua altura, as suas características, o seu tipo e corte de cabelo, se é espesso ou fino, liso ou encaracolado, cabelo curto ou comprido...Todo o cuidado é pouco num dia tão importante, por isso não dê espaço à improvisação.

Como decidir que penteado usar no grande dia?
créditos: NVSTUDIO

Não deixe também de adequar a escolha do penteado à sua personalidade. Tem de se reconhecer nas fotos de casamento e pensar “Eu estava tão bonita!. Não se limite a seguir modas, seja você mesma!

Como decidir que penteado usar no grande dia?
créditos: Instante Fotografia

E agora um conselho final: fale com o seu cabeleireiro e certifique-se de que irá ter direito a fazer um teste ou prova de penteado. E quando o for fazer, leve uma ou várias imagens para lhe mostrar o que pretende. Invista todo o tempo que ache necessário a reunir ideias, para que posteriormente seja mais fácil concretizá-las.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.