As semelhanças são por demais evidentes, como pode comprovar seguidamente, mas o nome de Casey Spooner não surge nos créditos de "God control", uma das canções mais populares do álbum "Madame X", o disco que a cantora gravou enquanto vivia em Lisboa. O single, que tem oficialmente Madonna e Mirwais como coautores, conta também com a produção de Mike Dean. "Sinto-me profundamente traído", desabafa o artista, músico do grupo Fischerspooner.

Apesar de criticar publicamente a cantora, Casey Spooner aponta, sobretudo, o dedo ao produtor francês de origem afegã, que acusa de lhe ter roubado o tema. "Em dezembro de 2017, trabalhei numa canção com o Mirwais, para um álbum a solo que ele estava a produzir", recorda o artista. Entretanto, o tempo foi passando. As agendas preenchidas não permitiram à dupla concluir a criação. Nove meses depois, ficou a saber que Mirwais trabalhava com Madonna.

Inicialmente, desvalorizou a situação mas, quando o disco saiu, ouviu-o e reconheceu, imediatamente, a sua composição. "Fiquei em choque", assume o músico. "Esperei alguns dias e, educadamente, enviei um e-mail ao Mirwais, dando-lhe os parabéns pelo lançamento e pedindo-lhe para conversar. Não o culpei nem lhe apontei o dedo. Pretendia apenas esclarecimentos. Nunca tive resposta", revela. Seis semanas depois, foi contactado por um representante da cantora, que lhe acenou com um acordo fora dos tribunais. 10.000 dólares, pouco mais de 9.000 euros, mais 15% dos direitos de autor pela composição. Não aceitou. "Acho que é um valor muito baixo", justifica Casey Spooner.

"O meu advogado aconselhou-me a avançar com um processo litigioso. Estou a ponderar se os vou processar por danos. Este processo violentou-me muito. Sinto-me muito desrespeitado", afirma o músico. "Isto é um problema do Mirwais que se tornou num problema da Madonna", afirma Mike Goldsmith, advogado da cantora, que alega nunca ter sido informada da coautoria de Casey Spooner. Mirwais desmente. Oiça, de seguida, as duas composições e compare.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.