Izzi acredita que o conhecimento é a base do sucesso e vive entre a moda, a TV e o jornalismo. Não fala de um “amor” preferido e ainda revela abertura para projectos de outras áreas. No ano passado vimo-la desfilar no Angola Fashion Week, mas é no Disco África, da RTP África, que tem presença assídua.

Izzy nasceu Izilda Mussuela e é natural de Luanda. No meio artístico, tornou-se Izzi para facilitar a pronunciação e para que o nome “ficasse no ouvido”. Emigrou cedo para terras lusas, fez um bacharelato no Instituto para o Desenvolvimento Social em Lisboa, mas foi no Centro Protocolar de Formação de Jornalistas que viu nascer a sua paixão pela comunicação.

Em 2012 fez um casting para o programa Disco África, transmitido pela RTP África e desde essa altura Izzi é uma das caras principais do programa.

Recentemente participou como responsável de logística e repórter no projecto Bamp Dakar 2015, que consiste no desenvolvimento de um carro de alta competição mediante a colaboração de pessoas, empresas, tecnologias e universidades de Brasil, Angola, Moçambique e Portugal, num programa que é simultaneamente desportivo, pedagógico e comercial.

Em viagem entre Argentina, Chile e Bolívia, com uma delegação do BAMP, entre carros 4x4 e muitas aventuras, Izzi garante que gostaria de repetir a experiência.

A viver há dez anos em Portugal a apresentadora de TV e também modelo garante que é em Angola que “aquece o coração“ e mata saudades, pois a maior parte da família reside no país. No campo profissional, Izzi mantém também uma ligação com a agência Hadja Models.

Apesar do “corre-corre” que as suas actividades profissionais exigem, a angolana não deixa passar ao lado a formação pois “vivemos num mundo cada vez mais global e o conhecimento é poder“, sublinha. A última que fez foi em assessoria de comunicação e um curso de iniciação ao jornalismo radiofónico, onde conseguiu ter mais noções sobre a sua voz, escrita e reportagem.

Num futuro próximo está na “calha” o projecto Moda África, a acontecer de 18 a 19 de Julho em Lisboa, um projecto de ficção e uma adaptação de um programa norte-americano para a televisão angolana. Estes são os projectos garantidos e que já estão em processo e produção, mas Izzi afirma que está sempre receptiva “a projectos, seja na área da moda, televisão, cinema e rádio”, portanto não fecha a porta a novas oportunidades.

SAPO Muher|Vanessa Sanches | Foto@Pedro Ferreira

3.3.2015