Segundo um estudo da empresa de tecnologia do sono, a Simba, que envolveu mil miúdos britânicos entre os nove e os 16 anos, uma em cada quatro crianças está realmente preocupada com a sua aparência física. A pesquisa revelou que quatro em cada 10 crianças já foram alvo de comentários negativos sobre o seu aspeto. E uma em cada quatro encara a aparência como uma das grandes preocupações da sua vida.

Hope Bastine, psicóloga residente da Simba, comentou esta notícia ao The Independent: “A maioria dos adultos deve lembrar-se da guerra que foi a sua adolescência no que toca à imagem. É aquele momento em que tentamos encontrar o nosso lugar no mundo sem ter de disfarçar quem somos, o que nem sempre é fácil”. Melhor dizendo: é difícil. A especialista diz que “quanto mais incentivarmos a tolerância e celebrarmos as diferenças, mais confortáveis os jovens se sentirão e melhor dormirão à noite”.

O estudo concluiu que um terço dos entrevistados tem vontade de mudar alguma coisa no seu aspeto que consideram “estar errado”, sendo que um em cada seis tem medo de ser diferente dos outros e teme nunca encontrar um lugar onde se encaixe. Sabe-se ainda que 72% dos entrevistados dorme mal devido a este tipo de preocupações, entre uma a três vezes por semana.

Além da imagem física, o estudo descobriu que as crianças britânicas sofrem com questões emocionais, nomeadamente por duvidarem que as pessoas à sua volta gostem realmente delas e as aceitem como são. Mais de um terço dos entrevistados admitiram ter sido obrigados a mudar algo na forma como se comportam só para agradar aos outros, enquanto 18% referiram se mostraram preocupados devido a questões ligadas à sexualidade e 16% admitiram já ter sido obrigados a defender-se de comentários sobre a sua raça.

Como reação ao facto de se sentirem julgados pelos outros, 78% dos participantes sublinhou que as pessoas deveriam ser aceites por aquilo que são.

As 20 principais preocupações dos miúdos

  1. Será que as pessoas gostam mesmo de mim?
  2. Medo de fracassar no trabalho escolar
  3. Serei bom o suficiente? Parece que todos são melhores do que eu
  4. Aparência física (como parecem)
  5. Medo de fazer testes e exames
  6. Receio de não ter amigos
  7. Medo de que algo mau aconteça com eles ou com alguém de quem gostam
  8. Sentirem-se diferentes de todos os outros
  9. Medo de não conseguirem controlar a raiva
  10. A cor e o aspeto da sua pele
  11. Serem intimidados na escola
  12. Receio de não serem suficientemente responsáveis
  13. O que está a acontecer no mundo
  14. A sua saúde
  15. Uma notícia que leram online
  16. Dinheiro
  17. Cyberbullying
  18. Roupas e moda
  19. Medo de médicos, dentistas ou algum tipo de intervenção cirúrgica
  20. Uma paixão secreta nunca revelada.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.