Rotinas de sono

Durante as férias, normalmente, não há horários. Deitar tarde e acordar tarde faz parte das rotinas de verão. Mas agora que as aulas vão recomeçar, há que voltar a um ritmo regular de sono.

Faça-o gradualmente, ou seja, deite os seus filhos 15 minutos mais cedo a cada dia e de manhã acorde-os também mais cedo. Mesmo aos fins de semana, mantenha a mesma rotina, especialmente no fim de semana antes do regresso às aulas.

Hábitos alimentares saudáveis

comida
créditos: Pixabay

Assim como o sono, os hábitos alimentares no verão também mudam. É comum oferecermos mais gelados e doces numa época em que as crianças estão mais descontraídas e num ambiente de diversão.

Está na altura de retomar as refeições mais saudáveis, com horários fixos, onde as verduras e a fruta são parte fundamental de uma dieta equilibrada.

Comprar o material escolar antecipadamente

Não deixe para a última semana a compra do material escolar. As opções vão ser mais limitadas e só vai causar stress familiar. Além disso, esteja atento às promoções que as grandes superfícies habitualmente fazem nesta altura do ano, onde pode fazer alguma poupança.

Detox dos aparelhos eletrónicos

criança aparelho eletronico
créditos: Pixabay

Têm sido constantes nos últimos anos as diversas recomendações em relação à exposição das crianças aos ecrãs. Obesidade, depressão, problemas de relacionamento e sono são alguns dos efeitos negativos mais apontados por especialistas. A luz que aparelhos como tablets e telemóveis emite, altera os níveis de melatonina (a hormona do sono), perturbando o sono. Por isso, antes do início das aulas implemente uma rotina em relação ao uso destes aparelhos.

Crianças entre os 2 e os cinco anos não devem exceder uma hora diária de exposição a aparelhos eletrónicos, e sempre com a supervisão dos pais (recomendação da Academia Americana de Pediatria).

Para todas as idades, limite o uso dos aparelhos e promova atividades ao ar livre. E especialmente à noite, antes da hora de dormir, as crianças devem evitar estar expostas a estes aparelhos.

Atividade física também é importante nas rotinas

Aos fins de semana promova atividades físicas com os seus filhos. Uma caminhada pelo parque, jogar à bola, fazer natação... As atividades físicas promovem o bem-estar, não só físico como psicológico. Escolha em conjunto com o seu filho as atividades físicas que ele poderá praticar na escola. É importante que ele experimente primeiro a atividade para ver se realmente gosta.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.