Como referi anteriormente, as regras dão confiança às crianças para que, com segurança, saibam adotar o comportamento esperado.

Por isso, é importantíssimo ensinar as regras essenciais de saber estar à mesa aos nossos filhos para que possam conviver em qualquer ambiente.

Qualquer criança deve adotar, de forma natural, os seguintes comportamentos:

- Sentar-se corretamente na cadeira: a criança deve estar direita e sem apoiar os pés ou joelhos na cadeira.

- Colocar, corretamente o guardanapo no colo, aprendendo a manter os lábios limpos com o guardanapo (jamais com as mangas da camisola…). No início, o guardanapo pode escorregar do colo; contudo, com a prática, a criança vai aprender a utilizá-lo corretamente sem dificuldade.

- Esperar que todos estejam servidos para começar a comer.

- Utilizar os talheres corretamente: a colher deve ser utilizada apenas numa fase inicial quando a criança ainda não tem coordenação motora suficiente para manusear o garfo e a faca. Assim que a maturidade da criança o permitir, devemos ensinar a cortar os alimentos com a faca e a espetar o garfo de forma correta.

- Nunca comer com as mãos: com exceção do pão que se deve partir com as mãos em pequenos pedaços, a criança deve utilizar sempre os talheres de forma correta.

- Utilizar as palavras mágicas “por favor” e “obrigado/a”: “A mãe pode passar-me o pão por favor?”, “Obrigada/o”.

- Mastigar com a boca fechada e não emitir “ruídos” quando está a comer (em especial com sopa).

- Nunca apoiar os cotovelos na mesa: a posição correta é mantê-los junto ao corpo.

- Nunca interromper um adulto – nem outra criança – quando está a falar: cada um tem oportunidade de falar devendo saber esperar pela sua vez.

- Não falar com a boca cheia.

- “Com licença” é a forma correta de pedir para se levantar para ir à casa de banho devendo colocar o guardanapo na cadeira (não deve indicar, em voz alta, que pretende ir à casa de banho).

- Assim que a refeição terminar, colocar os talheres no interior do prato, unidos paralelamente, na posição das 16h20 como demonstração de gratidão pela refeição; o guardanapo deve ser colocado, dobrado ao meio, em cima da mesa ao lado esquerdo do prato.

- Pedir licença ao anfitrião para se levantar da mesa quando a refeição terminar.

É, sem dúvida, um trabalho diário que envolve dedicação e persistência dos pais.

Devemos sempre elogiar a criança incentivando-a a adotar o comportamento correto melhorando o seu comportamento à mesa.

Com o tempo, a criança apreenderá todas as regras de forma natural e sentir-se-á confinante e segura (assim como os pais) em qualquer ambiente.

Joana Andrade Nunes

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.