Em simultâneo, contribuirá para que, os alunos comecem a ganhar maior sentido de responsabilidade, organização e método. Nunca esquecer:  bons hábitos de estudo promovem melhores resultados escolares.

É essencial que, desde cedo, com a ajuda de pais e professores, a criança aprenda a gerir de forma competente o tempo dedicado às atividades letivas em casa, sem prejuízo dos períodos de lazer, igualmente importantes.

Crie condições para que, por exemplo, o local de estudo seja confortável, iluminado, silencioso e, ao mesmo tempo, tenha todos os materiais escolares necessários para desenvolver com eficácia os trabalhos que são pedidos.  A proximidade com a televisão, jogos de computador e telefone deve ser evitada.

Ajude a criança a fazer, mas não faça por ela

Ofereça todo o apoio e orientação na elaboração dos trabalhos de casa, ajudando a interpretar o que é pedido e, depois, no final, a corrigir o que foi feito. Resista ao impulso de fornecer as respostas certas ou completar tarefas. Concentre-se em ajudar a desenvolver as competências de resolução de problemas e a estimular a confiança da criança. É essencial que aprendam, desde o primeiro ano escolar, a ter autonomia para responderem sozinhas ao que é solicitado.

Mantenha contacto regular com os professores, para que esteja em condições de acompanhar o progresso da criança, especialmente se manifestar dificuldades em alguma disciplina. Essa proximidade permitirá que consiga ajudar a suprir alguma eventual adversidade.

Não é de agora, fazer os trabalhos de casa costuma ser um verdadeiro pesadelo para a maioria das crianças. Muitas, deixam as tarefas escolares para último lugar, dando preferência à brincadeira - o que se compreende, sobretudo, depois de várias horas numa sala de aula.

Castigar ou punir nunca devem ser opções. A maior parte das vezes raramente funcionam e só contribuem para aumentar a rejeição em relação às tarefas escolares. Há estratégias que costumam surtir efeito e que ajudam a criança a estabelecer bons hábitos de estudo. Por exemplo, criar uma rotina de trabalhos de casa é o primeiro passo. Defina onde, quando e em que circunstâncias devem ser executados.

Instituir uma rotina em casa pode levar o seu tempo, no entanto, uma vez estabelecida irá tornar-se mais fácil a cada dia que passa. Deste modo, o cumprimento das tarefas escolares passará a ser apenas mais uma parte das vidas (já atarefadas) de cada um.  É importante que sejam definidos intervalos para descanso. Trabalhar sem interrupções pode levar ao esgotamento físico e mental. Deixe ser a criança a decidir quando gostaria de fazer uma pausa. Algumas gostam de fazer uma pausa a cada 15 minutos ou a cada meia hora. Identifique a duração de cada período de interrupção e o que a criança pode fazer durante o respetivo intervalo, por exemplo, lanchar, ver televisão ou jogar Playstation.

Segundo Lindamood-Bell, existem 5 estratégias simples e eficazes para ajudar as crianças a cumprirem com os trabalhos de casa:

1. Planear um tempo de estudo com um horário 

- Veja o que é preciso ser cumprido no próximo dia, semana e mês (planear com antecedência e não “em cima do acontecimento”);

- Seja realista quando fizer uma estimativa do tempo necessário para o seu filho completar uma tarefa ou um trabalho.

2. Priorizar com uma lista de tarefas 

- Faça uma lista de tarefas diariamente;

- A lista deve incluir não só os trabalhos de casa, mas também as atividades extracurriculares, as tarefas de casa, os planos com os amigos, etc.

3. Organizar cada dia 

- Garanta que o seu filho põe na mochila todos os livros, dossiers, cadernos e material escolar de que necessita (ter e consultar o horário escolar enquanto faz a mochila);

- Ajude o seu filho a preparar a mochila na noite anterior, depois de a desfazer mal chegue a casa da escola, separando o material que necessita para as tarefas do dia do material que pode ser arrumado;

- Utilize, de preferência, um dossier/caderno para cada uma das disciplinas;

- Cada dossier/caderno deve ter duas secções: uma para os trabalhos a serem terminados e outra para os já concluídos.

4. Prepare um espaço de trabalho que facilite os bons hábitos de estudo 

- Certifique-se que o espaço tem boa iluminação, uma secretária bem organizada e sem objetos desnecessários em cima e uma cadeira confortável;

- Garanta que o local tem pouco ou nenhum ruído;

- Evite distrações, tais como música alta, mensagens instantâneas, chamadas telefónicas, televisão e jogos eletrónicos.

5. Incentive o seu filho a falar com o professor 

- Ajude o seu filho a fazer questões ao professor quando não percebe alguma coisa ou quando precisa de ajuda com o trabalho em sala de aula ou com os trabalhos de casa;

- Ensaie ou simule com o seu filho o que dizer quando precisa de ajuda.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.