No âmbito do seu protocolo de apadrinhamento ao HMC, o Banco Económico reforçou a doação de equipamentos, consumíveis e medicamentos, bem como a realização de acções de voluntariado hospitalar, no Hospital Municipal de Cacuaco.

No dia 25 de Novembro, o Natal Solidário chegou mais cedo para as crianças internadas no HMC, porque o banco organizou um evento festivo, no qual um grupo de voluntários do Banco Económico efectuou a entrega de presentes e refeições aos pacientes das 13 salas de pediatria desta instituição. A iniciativa contou ainda com a participação de um coro masculino, que interpretou canções de Natal, para ajudar a criar um ambiente de animação e diversão aos pacientes.

Katyana Mil-Homens, Directora de Responsabilidade Social do Banco Económico, acrescenta: "Esta é uma iniciativa que está em linha com a estratégia de responsabilidade social do banco, que subscreve o direito à saúde por parte de todos os cidadãos. Ao constatar as dificuldades e a precariedade que os profissionais de saúde e utentes desta unidade hospitalar têm vindo a enfrentar, o banco decidiu apoiar o Hospital Municipal de Cacuaco, através do fundo de solidariedade social do Banco Económico, e do envolvimento dos seus colaboradores, na realização de acções de voluntariado. Desta forma, o banco faculta o seu contributo para ajudar a promover melhores condições de saúde, apoiando um hospital que é uma referência na província de Luanda".

Apadrinhamento do Banco Económico ao Hospital Municipal de Cacuaco

Este é o único hospital do Município de Cacuaco. Foi criado para atender uma média de 70 utentes por dia, porém, atende diariamente mais de 300 pessoas, das quais 90% são crianças. A maioria dos utentes desta instituição hospitalar são famílias de zonas periféricas e de baixo rendimento. O hospital apresenta fortes debilidades, em todas as suas áreas de intervenção.

O Banco Económico estabeleceu um protocolo de cooperação com esta instituição hospitalar, em Setembro de 2016, que integra doações de equipamento, consumíveis e acções de voluntariado hospitalar, por parte dos colaboradores do banco.

A doação de equipamentos hospitalares efectua-se duas vezes por ano, com a oferta do equipamento necessário, em cada momento, para o cuidado médico dos pacientes. A doação de consumíveis é efectuada trimestralmente, de acordo com as necessidades prioritárias identificadas pelo hospital.

Em Dezembro de 2016 foi feita uma entrega de medicamentos ao hospital e realizou-se a primeira edição do Natal Solidário no HMC. Em Junho de 2017 efectuou-se a entrega de medicamentos e equipamentos médicos ao hospital e decorreram acções de voluntariado para pintura e decoração de seis salas, na ala de pediatria.