Do donativo entregue no âmbito do Natal Solidário, promovido pela Casa Civil do Presidente da República constam material escolar e livros diversos.

No acto, presidido pelo ministro de Estado e Chefe da Casa Civil, Frederico Cardoso, foi realizado o registo civil gratuito de 28 crianças.

Em declarações à Angop, Nelson Pedro, de 16 anos, residente em Viana e há um ano na Casa Magone, disse que foi ao Lar à procura de melhores condições de vida, frisando que no seio familiar o ambiente não era salutar.

Já Gabriel Domingos, 16 anos, morador do Rocha Pinto e há 11 meses no internato, precisou que encontrou na instituição a atenção que não lhe era prestada pela família.

O ministro de Estado e Chefe da Casa Civil do Presidente da República, Frederico Cardoso, disse que a iniciativa serviu para apoiar o esforço que a comunidade Salesiana tem desenvolvido para cuidar da saúde, educação e preparação profissional dos adolescentes, no sentido de serem cidadãos úteis a sociedade.

Apelou as crianças a prestarem a máxima atenção aos professores quando chegar a altura de frequentar as salas de artes e ofícios, de forma a obterem resultados positivos.

Por seu turno, o coordenador do Projecto de Reunificação Familiar dos Salesianos de Dom Bosco de Angola, o padre Manuel Ordónez sublinhou que a actividade exige muita paciência dos integrantes pelo facto do alvo da iniciativa serem crianças.

O padre lamentou o facto das crianças aceitarem, por determinado tempo, ficar no lar e de repente decidirem voltar para a rua, um comportamento que dificulta o trabalho da instituição.

A Casa Magone, que funciona desde 2002, conta actualmente com 41 crianças dos sete aos 17 anos, tiradas da rua e em período de avaliação,  para depois entrarem no círculo de formação educativa e profissional, caso optem.

Os Salesianos de Dom Bosco de Angola têm como objectivo principal a reunificação familiar. E quando não for possível alcançar o objectivo preconizado, os beneficiários são educados e posteriormente  reintegrados na sociedade.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.