Quem nunca estragou uma peça de roupa ponha o dedo no ar! Pois... infelizmente pôr a máquina a lavar não é assim tão simples. Quer dizer, não é nenhum bicho de sete cabeças, mas o que é certo é que se quer manter a qualidade das suas peças de roupa por mais tempo, bem como o tempo de vida útil da sua máquina, o melhor é estar atento à maneira como está a fazer as coisas. Depois não se venha queixar e dizer que X marca não tem qualidade.

Cortinados

Já que acabaram de ser mencionados, nada como tirar as teimas e saber os porquês:

Podem: os que entram sem grande dificuldade e os de algodão desde que mencionado na etiqueta sendo que, é conveniente escolher um ciclo de lavagem delicado, a uma temperatura média e uma centrifugação mais ligeira.

Não podem: cortinados que tenham outros materiais costurados (por exemplo, um forro, visto poder encolher); muito pesados (porque quando absorverem a água duplicam ainda mais o seu peso, sendo prejudicial à máquina ) ou com dobras rígidas; cortinas de materiais delicados (renda, etc... uma vez que podem encolher ou estragar); com adereços como anéis de metal que servem para pendurar.

Colchas, capas e lençóis

Podem: certifique-se que são colocados os que não alteram a cor da água e não encolhem.

Não podem: artigos muito grandes que custam a caber na máquina (a lavagem não será feita como deve de ser e pode estragar a máquina); cobertos com pelos dos animais de estimação (pode estragar a máquina); costurados com outros materiais; tingidos.

Ténis

Podem: praticamente todos, exceto os de pouca qualidade, sendo que devem ser lavados com água fria ou até 40º e juntamente com roupa que possa amortecer o movimento no tambor.

Não podem: desportivos, uma vez que se podem estragar com a centrifugação, a pressão e com a temperatura da água.

Lingerie

É aconselhável lavar todas as peças íntimas, bem como collants e assim, dentro de um saco de rede, para evitar danos, quer nas peças quer na máquina.

Podem: soutiens com ou sem aros de plástico lavados com água fria ou até 40º, centrifugação ligeira e secos à sombra.

Não podem: soutiens com aros de metal (deformam e podem prender na máquina).

Roupa desportiva

Nesta categoria todas podem ser lavadas desde que não as junte com a sua restante roupa. Lave a seguir ao treino e não a deixe no cesto da roupa suja. Água fria, sem amaciador, um ciclo delicado, centrifugação mínima e secagem ao ar são os requisitos.

Rendas e bordados

Podem: rendas sintéticas (água fria ou até 40º, num ciclo delicado e centrifugação ligeira); bordados com fitas ou fios (água fria, ciclo delicado, centrifugação ligeira e viradas do avesso).

Não podem: rendas com fechos ou botões; peças com adereços como madeira, plástico ou vidro.

Sacos

Podem: sacos desportivos; sacos de algodão; sacos que não misturem tecidos sintéticos com naturais.

Não podem: sacos de pele; sacos cuja etiqueta não recomende a lavagem.

Roupa

Podem: roupas sintéticas; roupas de algodão.

Não podem: roupas de pele; roupas de lã; roupas com mistura de outros materiais (ter especial atenção a camisolas com capuz); roupas com acessórios.

Almofadas ou outras peças de enchimento

Podem: sintéticos

Não podem: artigos com enchimento de penas (apodrecem, deitam cheiro e perdem a sua forma original); almofadas de espuma 'memory foam'.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.