Por vezes fazer uma ação simples como lavar a roupa, pode tornar-se um verdadeiro desafio e isso, porque nem sempre se pode misturar todo o tipo de peças e existem até algumas mais especificas que não podem ser lavadas para que não encolham. Se ainda se debate com alguns destes problemas enquanto lava a roupa, descubra quais são os erros mais comuns que comete e elimine-os de vez da sua rotina.

Misturar roupas claras com escuras

Este é um dos erros mais comuns na hora de lavar a roupa na máquina. As cores mais escuras e as peças mais coloridas podem tingir as roupas mais claras, por isso, evite sempre misturá-las. Faça lavagens separadas com as roupas brancas e claras, como as toalhas e lençóis, e o resto das peças de roupa na lavagem seguinte.

Deixar coisas esquecidas nos bolsos

Deve verificar sempre se não está nada esquecido nos bolsos das calças e dos casacos, por duas razões. A primeira é porque pode ter coisas importantes que podem ficar danificadas, a segunda é porque pode danificar a sua máquina.  O mais comuns são as moedas e os papéis, sendo que estes últimos ao desfazerem-se podem misturar-se com o resto da roupa e manchar as suas peças.

Não ver as etiquetas com as indicações de lavagem

Este é outro erro muito comum e que pode levar a muitos problemas. O mais comum é o problema das peças encolherem e isso deve-se à utilização de uma temperatura mais alta do que a recomendada na etiqueta da peça. Analise sempre as indicações e as temperaturas recomendadas, bem como se a peça pode ou não ir à máquina.

Misturar roupa com peças de uso doméstico

As peças de uso doméstico como panos de cozinha, toalhas de mesa ou individuais, ou camas de animais, normalmente tem resíduos de gordura, restos de comida ou pelos de animais e toda essa sujidade pode passar para a suas peças de roupa de as misturar, chegando até a danificá-las. Por isso, evite misturá-las.

Não tratar das nódoas antes da lavagem

Sempre que tiver peças com nódoas deve tratar delas antes da lavagem. No mercado já existem muitos produtos anti nódoas que pode aplicar nas peças antes de as colocar na máquina.

Usar detergente em excesso

Não utilize detergente a mais nem a menos, coloque sempre a dose indicada pela máquina e de acordo com as regras da embalagem do seu detergente. A dose menor pode prejudicar o efeito da lavagem, já a dose superior pode deixar resíduos de produto e até criar alergias nas peles mais sensíveis. O mesmo deve ser feito com o amaciador, utilizar apenas a medida indicada.

Não proteger a roupa íntima mais delicada

Deve ter uma preocupação e um cuidado extra com todas as suas peças de roupa mais delicadas, como o caso das roupas íntimas como o soutien, por exemplo. Utilize uns sacos próprios para as peças ficarem protegidas.

Passar a ferro peças com nódoas

Este último erro é dos mais comuns. Analise sempre as peças e garanta que não há resíduos nem nódoas antes de as passar a ferro, porque depois de o passar dificilmente consegue voltar atrás e eliminar a sujidade.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.