Quando se compra ou se aluga a primeira casa é sempre um passo importante e emocionante, seja tomado sozinho ou em casal. E a decoração é um dos elementos principais, pois é o que vai refletir a personalidade de quem lá vive.

A verdade é que decorar a primeura casa não é tarefa fácil, e é comum as pessoas caírem em alguns enganos, dos quais podem vir a arrepender-se depois. A pensar nisso temos algumas dicas essenciais para não cometer nenhum dos 6 principais erros cometidos na decoração da primeira casa:

1. Não conseguir visualizar o imóvel inteiro

O mais normal é pensar na decoração de cada uma das divisões e não como um todo. Seja devido a um orçamento apertado ou para ser mais rápid, as pessoas pensam em cada um dos ambientes separadamente, o que não cria uma harmonia na casa como um todo. O ideal é pensar como os ambientes podem ter conexão entre si e só depois disso pensar em cada área indivualmente.

2. Querer acelerar demasiado

A pressa de ter uma casa minimamente apresentável e pronta para receber os seus convidados, é compreensível resulta em decisões rápidas e muitas vezes não pensadas. Normalmente não corre bem e acaba por se arrepender, por isso não tenha demasiada pressa: vá comprando aos poucos e chegando ao resultado final que idealizou. De certeza que os seus amigos e família vão compreender.

3. Não ter noção de tonalidades

Antes de colocar uma cor diferente nas paredes faça um teste para saber se o tom é mesmo o que quer! Isso poupa o trabalho de pintar a parede inteira outra vez, porque confiou apenas no tom que vinha na lata da tinta. Não se esqueça que a tonalidade muda depois de seca e também conforme se der mais ou menos demãos.

4. Encostar todos os móveis contra a parede

Ter todos os móveis contra a parede é uma saída rápida e simples para quem nunca lidou com a decoração de uma casa. Mas você pode e deve experimentar, fazer coisas diferentes com o que comprou e com o que já tem para ver como funciona melhor. Este truque também é ótimo para quando se cansa um pouco da decoração da sua casa: por vezes mudar as coisas de sítio é suficiente para dar uma nova pinta ao espaço. O Pinterest é uma ferramenta excelente para procurar ideias, assim como o próprio Instagram, que tem várias contas de várias lojas e de estilos, onde se pode inspirar.

5. Comprar tudo na mesma loja

Talvez o erro mais comum de todos seja este: comprar absolutamente todos os móveis e itens de decoração no mesmo sítio. A piada na decoração está em conseguir conjugar estilos e elementos diferentes, para que a sua casa não pareça igual à de tantos outros. Mesmo quando compra numa loja muito conhecida e utilizada por quase toda a gente no que toca a decor, como é o caso do IKEA, pode sempre personalizar as peças e dar-lhes o seu toque pessoal.

6. Pensar na decoração da casa que sempre sonhou e não da que é sua

Quando pensa na decoração segundo o espaço que gostaria de ter e não que têm agora acaba por se sentir sempre frustrado. Seja consciente e realista: lembre-se sempre do espaço que efetivamente tem e do estilo de decor que pretende e tenha isso sempre em mente na hora de fazer compras.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.