Os Anjos são atraídos pela chama incandescente das velas e, da mesma forma, os Santos, Nossa Senhora, ou qualquer guia espiritual a cuja ajuda estejamos a recorrer conseguem "captar" o nosso pedido mais facilmente quando ele é acompanhado por uma vela acesa. Por essa razão, mesmo os rituais mais simples como "acender uma velinha a Nossa Senhora" usam sempre este recurso.

A prática cristã de acender velas está também relacionada com os sacrifícios que se costumavam oferecer quando se fazia um pedido especial a Deus. Costumava-se, nesse tempo antigo, queimar um cordeiro, uma pomba ou outro animal em oferenda, representando assim a "entrega" simbólica de quem pedia. Hoje em dia acendemos uma vela porque ela representa a devoção de quem a acende, que "se consome" na vela, em adoração ao santo a quem é feito o pedido.

O tempo que uma vela leva a arder é uma boa forma de medir o tempo que é aconselhável despender a enviar energia ao Universo para a materialização do nosso pedido. Por exemplo, as chamadas "velas de sete dias", que se acendem durante sete dias seguidos ou que se deixam permanentemente acesas, são utilizadas para pedidos mais difíceis, que requerem uma ajuda espiritual mais forte. Embora não passemos sete dias seguidos a rezar, devemos fazê-lo durante grande parte do tempo em que uma vela arde. Para os pedidos mais simples, uma vela lamparina é suficiente. O tamanho e a cor da vela escolhida devem adequar-se sempre ao fim a que se destina. A quantidade de velas, também.

Existe uma correspondência entre as cores das velas e a área da vida a que melhor se destinam:

Vela branca

Pode ser usada sempre que desejar. Se não tiver velas da cor indicada no ritual, use velas brancas. Por representar a pureza e a espiritualidade, é sempre positiva e ajuda a aumentar a energia de qualquer ritual, sendo especialmente indicada para obter maior proteção espiritual, defender-se de energias negativas, fortalecer a energia pessoal, atrair a paz e manter a harmonia. Relaciona-se com a Lua, a intuição e a feminilidade.

Vela amarela

Evocando a força criadora do Sol, ajuda a melhorar a comunicação e a atrair o êxito. É especialmente indicada para rituais que visam o sucesso profissional e financeiro, e trabalhos que estejam ligados ao público ou à criatividade, aos negócios e à área comercial. Favorece a troca de ideias e a partilha de informação.

Vela laranja

Transmite uma energia positiva muito forte. Ajuda a ter motivação, força e coragem para vencer desafios, sendo especialmente indicada em rituais que visem superar obstáculos. Ajuda a activar as energias do Sol, de Mercúrio e de Marte.

Vela cor de rosa

Relaciona-se com as emoções, os sentimentos doces, delicados e verdadeiros. Enfatiza o romance e o amor, sendo ideal para rituais que visem melhorar uma relação com outra pessoa, nomeadamente a nível familiar, de amizade, ou também de amor. É uma das cores de Vénus.

Vela vermelha

Enfatiza a paixão ardente, a sexualidade, e também representa a coragem, a força, o dinamismo e a energia. Relaciona-se com Marte e é especialmente indicada para rituais que se relacionem com o amor, que visem aumentar a paixão ou estimular a sexualidade e, também, com empreendimentos difíceis, que exijam muita força e coragem.

Vela azul

Relaciona-se com as ideias, o intelecto, o raciocínio lógico, a calma, a tranquilidade. É mais indicada para rituais que se relacionem com os estudos, as provas, exames, ou a vida profissional, sempre que houver necessidade de inspiração, de tranquilidade e de maior harmonia no ambiente. Esta cor relaciona-se com a energia de Júpiter, que promove a expansão e o desenvolvimento de projetos.

Vela púrpura/ lilás

Cor ligada à espiritualidade, é utilizada para rituais que se relacionem com a elevação, a intuição, ou que visem acalmar, promover a paz, a tranquilidade e a harmonia.

Vela verde

Representando a vitalidade, o crescimento, a estabilidade e a esperança, esta é a cor da cura, que se relaciona com o planeta Vénus e com o Arcanjo Rafael, que restabelece a saúde. É ideal para rituais relacionados com a saúde física, com a cura de mágoas do passado, a recuperação da saúde do coração.

Vela dourada

Representa o brilho do Sol, a excelência, a nobreza. Deve ser usada para rituais relacionados com o dinheiro e o êxito ou com ações de carácter nobre, pedidos difíceis ou metas elevadas.

Vela prateada

Representa a energia da Lua, atrai a proteção espiritual, ajuda a desvendar mistérios e é usada em rituais que visem desenvolver a intuição ou aumentar a fertilidade.

Vela preta

Representando a soma negativa de todas as cores, as velas pretas são utilizadas para afastar, cortar, separar. Eu não as uso nem recomendo que o faça, pois, as velas negras atraem energias de baixa vibração, nada desejáveis e bastante perigosas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.