Sempre que a Terra, na sua órbita, "ultrapassa" um planeta, passamos a vê-lo como se estivesse a andar para trás - por isso se fala em planetas retrógrados. De um modo geral, quando um planeta está retrógrado isso significa que o Universo nos convida a abrandar o ritmo e a rever as áreas da nossa vida que estão diretamente associadas a esse planeta. Se, por um lado, se aconselha a parar, a refletir e a ponderar, por outro lado os períodos em que um ou vários planetas estão retrógrados são especialmente favoráveis para o crescimento e para a evolução interior.

Quando Mercúrio está retrógrado é benéfico tirar algum tempo para:

1. Descontrair e refletir

Mercúrio retrógrado ajuda-nos a compreender o que não resultou no passado, para que dessa forma possamos determinar o que desejamos manter no futuro e aquilo que devemos deixar para trás. Fazer pausas para "se desligar do mundo" ajuda a encontrar as respostas certas neste período, especialmente se tiver (mesmo) de tomar decisões importantes.

2. Planear e pesquisar

Mercúrio rege a atividade mental e quando se encontra retrógrado ajuda-nos a analisar as situações ao pormenor, permitindo-nos detetar algo que, de outra forma, nos passaria despercebido. Ainda que não seja uma boa altura para avançar, esta altura é preciosa para reunir informação, delinear estratégias e definir metas, não só a nível profissional como também no domínio pessoal. Planeie as próximas férias ou uma viagem, por exemplo.

3. Expressar o que sente

Escreva uma carta a si próprio, deixe que os seus pensamentos, os seus sentimentos e as ideias que guarda no fundo do seu coração fluam livremente. Uma vez que Mercúrio retrógrado tem fama de atrapalhar a comunicação, escrever pode ajudá-lo a pôr as ideias em ordem. Se precisa de ter uma conversa séria com alguém, tome nota do que tem para dizer e reflita sobre o que escreveu. Dessa forma evitará palavras ditas por impulso, das quais pode arrepender-se mais tarde.

4. Desligar a televisão e o telemóvel

Pode ser difícil manter-se afastado dos aparelhos eletrónicos que tanta dependência nos criam, mas Mercúrio retrógrado aconselha-nos a "desligar" literalmente para que possamos passar mais tempo conectados aos outros e ao mundo que vive à nossa volta. Procure passar mais tempo na natureza e resista à tentação de levar o telemóvel consigo. Se possível, em vez de enviar um email a um amigo, escreva-lhe uma carta. Ele ficará decerto agradavelmente surpreendido!

5. Criar uma maior conexão com os cristais

Os cristais ajudam a equilibrar a energia e neste período podem ajudá-lo a manter as suas emoções em ordem e a agir com maior sabedoria e serenidade. São especialmente favoráveis, quando Mercúrio está retrógrado, os cristais azuis, que ajudam a melhorar a comunicação, como é o caso da Ágata azul.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.