Adote estes hábitos e melhore a sua inteligência emocional

Os benefícios vão desde as suas relações pessoais às profissionais, por isso fique conhecido por ser uma pessoa com a qual se gosta de estar e conversar e um profissional tolerante, resiliente e empático.
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Como qualquer outra competência é preciso treino e motivação para alterar determinados tipos de comportamento. É uma aprendizagem que se deve iniciar em criança, mas a qualquer momento se pode adquiri-la. Não só como benefício nas relações pessoais, mas será um elemento chave, crucial e de sucesso a nível profissional. Comece desde já a treinar para assim melhorar e aumentar a sua.

Defina bem o que sente
Tente descrever as suas emoções por palavras. Se sente que está perante um sentimento ou emoção desconhecida, procure a melhor palavra para a descrever. É raiva, medo, euforia, remorso? Quando a identificar tente descortinar a atitude que tem aquando ocorrer esse sentimento. Isto vai fazer com que saiba quais são os seus padrões de comportamento e assim adequá-los aos diferentes momentos da sua vida, em vez de ser escravo dos mesmos.

Não julgue
As pessoas não são todas iguais logo, a probabilidade de se cruzar com muitas que não pensam da mesma forma que você é grande. Mesmo que ache estranho ou ridícula a posição, ideia ou outra coisa, diferente da sua. Tente apreciar as diferenças que existem nas pessoas, aprender algo com elas e afaste-se de boatos ou outros que podem muito bem afetá-lo no futuro.

Coopere
Oferecer ajuda, mostrar disponibilidade e cooperar com os outros é algo que lhe permite criar laços e vínculos emocionais. Não precisa de ser amigo de toda a gente, mas um bom ambiente de trabalho faz uma grande diferença. Esteja disposto a apoiar os seus colegas, saber se precisam de ajuda, colocar-se no lugar dos outros, enfim... é uma excelente forma de fortificar um dos pilares da inteligência emocional.

Não reclame
A frustração vem, muitas das vezes, carregada com queixas e reclamações. É certo que se estão a aliviar tensões e irritações, mas na verdade o problema vai continuar e a sua irritação, para além de também continuar, pode aumentar. Cada vez que sentir este género de sentimentos no seu dia a dia, nada como interromper o impulso e usar o ímpeto para melhorar a situação através de uma solução. Não se quer com isto que acumule as suas emoções, mas sim direcioná-las para algo estratégico.

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