Nutricionista divulga a lista de compras mais amiga da saúde

Muitas vezes esquecidos pela maioria dos consumidores, os polifenóis são essenciais na prevenção de doenças. A nutricionista Ana Pimenta Ribeiro apresenta os benefícios destas substâncias antioxidantes na prevenção de várias patologias e divulga um rol de alimentos que deve fazer parte de qualquer lista de compras de supermercado.
créditos: Pixabay

Preparar uma lista de compras antes de uma ida ao supermercado é essencial para poupar dinheiro, permite planear refeições e escolher os melhores alimentos a trazer para casa. "A escolha deverá ser consciente e de acordo com a nossa dieta alimentar", começa por explicar a nutricionista Ana Pimenta Ribeiro.

"Os alimentos ricos em polifenóis, benéficos para a nossa saúde na prevenção de algumas doenças, devem fazer parte dessa lista", acrescenta.

Para esta especialista em nutrição, "os polifenóis são micronutrientes abundantes na nossa dieta que atuam como antioxidantes e que podem proteger-nos contra algumas doenças e, possivelmente, gerar efeitos benéficos contra o envelhecimento".

Leia também: Os 10 perigos (escondidos) dos supermercados

A especialista sugere alguns alimentos ricos em polifenóis que devem fazer parte da sua dieta alimentar e constar na sua lista de compras: verduras, bagas azuis escuras, bagas vermelhas, cereais integrais, chocolate negro, leguminosas secas e bebidas derivadas de plantas sem açúcares adicionados, como sumos, chá, café ou vinho tinto, por exemplo.

A nutricionista aponta ainda outras vantagens oriundas da ingestão de polifenóis como a prevenção de doenças cardiovasculares, de obesidade e da diabetes, a atividade anti-inflamatória, o combate a vários tipos de cancro e de doenças neurodegenerativas e os efeitos benéficos sobre a saúde da pele.

Por outro lado, "para quem tem uma alimentação pobre em alimentos de origem vegetal, ou está sujeito a altos níveis de stress e poluição, os suplementos alimentares com polifenóis também são bons aliados", conclui.

Veja ainda10 alimentos ricos em colesterol mas muito saudáveis

artigo do parceiro: Nuno de Noronha

Comentários