O tónico revitalizante que combate a anemia e previne o cancro da mama

Estudos internacionais garantem que a geleia real, produzida pelas jovens abelhas obreiras e rica em proteínas, vitaminas e aminoácidos livres, tem inúmeras propriedades benéficas.

A geleia real é um alimento produzido pelas jovens abelhas obreiras para alimentar a rainha, sendo a grande responsável pela sua diferenciação face às restantes abelhas. As abelhas rainhas, que se alimentam com geleia real, têm o dobro do tamanho e o triplo do peso quando comparadas com as abelhas comuns. Estudos in vitro realizados em várias partes do mundo confirmaram, nos últimos anos, os seus benefícios.

Muitas investigações internacionais apontam para novos potenciais efeitos da geleia real na prevenção do cancro da mama, no aumento da resistência à insulina (diabetes) e até da osteoporose. A geleia real tem um elevado conteúdo nutricional. Este alimento é rico em proteínas, vitaminas, enzimas, minerais e aminoácidos livres.

Propriedades e utilizações

Utilizada classicamente em naturopatia como regenerador e tónico energético em casos de astenia, anemia, falta de apetite, anorexia e depressão,  também muito utilizada pelos estudantes para aumentar as capacidades cognitivas, potenciada pela combinação com ginkgo biloba, eleuterococo, ginseng e bacopa monieri. Estudos recentes descobriram outras ações importantes.

Além de ser anti-tumoral, podendo ser administrada em pacientes a fazerem quimioterapia ou radioterapia, tem também propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e hipocolesterolimiantes. Também reduz os sintomas da menopausa e reforça o sistema imunitário, prevenindo o aparecimento de gripes.

Administração e precauções

Existem xaropes formulados especialmente para crianças a partir de um ano para estimular o seu crescimento, inteleto e imunidade. É, contudo, essencial tomar a dose aconselhada descrita na embalagem. A dose para adulto é de 1,5 gramas a 3 gramas diários, normalmente em ampolas. Externamente, pode ser aplicada em creme ou como remédio caseiro. A toma deve ser suspensa caso surjam algumas reações alérgicas.

2 remédios caseiros que se preparam facilmente:

Tónico da colmeia

A geleia real pode ser utilizada, juntamente com o própolis e o pólen, como tónico e revitali­zante. Adicione meia colher de sopa de cada a uma chávena de chá com uma colher de sopa de chá verde, alecrim e cavalinha.

- Máscara facial

Junte duas colheres de sopa de geleia real a quatro colheres de gel de aloé vera. Aplique no rosto durante 10 minutos e retire com água morna. A pele fica, de imediato, tonificada e revitalizada.

Revisão científica: João Beles (naturopata e coordenador do curso de naturopatia do Instituto de Medicina Tradicional de Lisboa)

Comentários