Plano de ataque para um corpo perfeito

Fechar a boca não chega. O treino físico também favorece a perda de peso. Saiba quais são os exercícios que o personal trainer Duarte Galvão recomenda para emagrecer.

Há alturas do ano em que emagrecer é a prioridade de muitos. Os resultados de uma dieta podem (e devem) ser potenciados pela prática de exercício físico, que tem também a vantagem de impedir que a perda de peso se traduza em flacidez. A pensar no pouco tempo que tem, a revista Saber Viver pediu a Duarte Galvão, enquanto personal trainer na rede de clubes de treino Holmes Place, que concebesse exercícios exequíveis em (sua) casa.

De acordo com este especialista, «ao fim de quatro meses, irá sentir maior tonicidade muscular e ficará mais definida». «Se associar este plano a uma dieta saudável, alcançará os objetivos muito mais rapidamente. Perderá peso, tonificará músculos e definirá mais o corpo», assegura o treinador pessoal. Siga-o à risca, como fez a atriz Mafalda Teixeira. Veja também a galeria de imagens com 4 exercícios que lhe garantem uma tonificação global.

O que precisa de saber para começar

- Material: Colchão, bola com elástico, pesos para exercitar os braços, pesos para os tornozelos, step e elástico ou banda elástica

- Frequência: 3 vezes por semana, no mínimo

- Tempo total de cada sessão: 45 a 50 minutos

- Calorias queimadas por sessão: 400 a 1000 kcal

Aquecimento

Tem a duração de 10 a 15 minutos. Para o executar, necessita de pesos e step. Utilizando o step, simule a subida e descida de degraus de forma contínua. Use simultaneamente os pesos, elevando-os em direcção aos ombros, de forma a imprimir alguma atividade aos braços e a prepará-los para actividade que se segue.

Os exercícios que integram o plano

Tem a duração de 30 minutos. Em cada exercício, realize duas séries de 15 a 20 repetições. Estas são as zonas que cada um deles vai trabalhar:

- Coxas, abdominais e postura

Para o executar, necessita de uma bola. Com as as costas totalmente direitas encostadas à bola, faça uma ligeira pressão sobre ela. Os pés devem estar afastados à largura dos ombros e os braços colocados ao longo do corpo. Realize a flexão das pernas sem ultrapassar os 90 graus.

- Coxas e glúteos

Para o fazer, vai precisar de um tapete e de uma bola. Utilize a bola como base para os pés, apoiando os calcanhares e puxando a bola contra si. De seguida, apoie totalmente a planta do pé na bola, exigindo ao corpo que fique em linha reta entre os ombros e os joelhos, empurrando a bola com os pés.

Veja na página seguinte: Como ficar com um peito e umas costas mais bonitas

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