Os piores conselhos para a sua alimentação

Com tanta informação a circular torna-se cada vez mais dificil identificar o que está certo ou errado. Venha desmistificar alguns dos piores conselhos que pode ler ou ouvir acerca da sua alimentação.

Se reduz os hidratos de carbono para perder peso, não come as gemas dos ovos porque aumentam o colesterol, ou deixou de comer à noite porque engorda, este artigo é para si.

Hoje desmistificamos alguns dos piores conselhos que pode ler ou ouvir acerca da sua alimentação.

Corte nas gorduras, ou vai ficar gordo!

Esta é uma questão ainda bastante presente, mas que está dependente do tipo de gorduras que ingere e claro, da sua quantidade. Batatas fritas, bolos folhados ou outro tipo de comidas como estas podem realmente aumentar o seu peso, além de aumentarem o risco para o desenvolvimento de certas doenças.

No entanto as gorduras saudáveis como os frutos secos, abacate ou salmão, protegem o seu coração e a sua saúde. Quando inseridos numa alimentação equilibrada previnem o aumento de gordura.

Não toque nos hidratos de carbono.

Este é um macronutriente por vezes mal compreendido. É verdade que quantidades excessivas de hidratos de carbono refinados, como o pão branco ou o açúcar podem levar ao aumento de peso e aumento do risco cardiovascular. No entanto,  investigações científicas mostram-nos que os hidratos de carbono complexos como os vegetais, legumes, cereais integrais têm um impacto muito positivo na nossa saúde, sendo ainda uma forte fonte de fibras.

Mantenha os hidratos de carbono mas escolha fontes mais saudáveis

Controle-se durante a semana, mas tire o fim de semana de folga

Aproveitar o fim de semana para comer o que lhe apetece, pode não ser a melhor solução para o sucesso da sua dieta, podendo comprometer a consistência e sucesso que manteve o resto da semana.

Durante o fim de semana temos tendência a dormir um pouco mais, beber um pouco mais de álcool e a não treinar. Se a estes fatores juntarmos uma alimentação desequilibrada, podemos estar a criar a chave para o insucesso da dieta.

Isto significa que os fins de semana não devem ser livres para comer o que lhe apetece, mas se tiver esta necessidade resuma-se a apenas uma refeição livre.  Saiba mais sobre o dia do lixo na dieta aqui.

Tem de comer pouco.

Este é um dos piores conselhos que pode ler ou ouvir.

Quando corta nas suas calorias diárias o seu corpo entra em modo de sobrevivência, reduzindo a velocidade do seu metabolismo gastar qualquer tipo de calorias e bloqueando a perda de peso.

Seja razoável e reduza no máximo 300 calorias por dia, conduzindo o seu corpo a uma perda de peso mais estável e sem paragens.

Os frutos secos engordam

Sim, os frutos secos são calóricos e contêm gordura, mas isso não significa que não deva ou não possa incorporá-los na sua alimentação, basta ter atenção às porções que ingere.

Estudos científicos concluem que os consumidores de frutos secos, têm perímetros abdominais inferiores às pessoas que não consomem alimentos como as nozes, avelãs e amêndoas.

Substituir as refeições por suplementos

Apesar dos suplementos poderem representar uma forma de complementar a sua alimentação, não significa que possam substituir o seu almoço ou jantar.

Um estudo da Agricultural and food administration concluiu que os nutrientes chave nos brócolos e outros vegetais, não se encontram presentes quando falamos da sua versão em comprimidos.

Os adoçantes são a melhor forma de cortar no açúcar.

Não são boas notícias para os consumidores de refrigerantes light. Investigações científicas associam o consumo de adoçantes ao ganho de peso a médio longo prazo. Aliás, o consumo de refrigerantes light onde os adoçantes estão presentes, está associado a um grande risco de desenvolver síndrome metabólica e diabetes tipo2

O melhor é alimentar-se da forma mais natural possível e ter uma vida bastante ativa, onde o exercício físico é um pilar fundamental.

artigo do parceiro:

Comentários