Já pensou fazer yoga com cabras? É moda nos Estados Unidos

"Yoga com cabras" é a última moda nos Estados Unidos: jovens e idosos fazem fila para participar nestas aulas que, para além de deixarem os alunos relaxados, também lhes proporcionam momentos divertidos.

Após fazer alongamentos no colchão, Adonna Ebrahimi tenta manter a postura enquanto duas cabras bebés se equilibram nas suas costas.

Esta nova modalidade é realizada pelo país e com cabras anãs nigerianas - cabras em miniatura da África Ocidental - que vagueiam livremente enquanto os praticantes de yoga fazem as rotinas de exercícios.

"No início tinha um pouco de medo porque não sabia se as cabras iam saltar para as minhas costas", diz Adonna Ebrahimi à Agência France-Presse depois de participar numa aula nos arredores de Los Angeles.

"Mas assim que estamos no pasto, ao ar livre e a sentir o calor do animal, ficamos relaxados e em paz", conta Ebrahimi, de 53 anos.

Cerca de 20 pessoas e 15 cabras - 11 filhotes e quatro mães - participaram nesta aula.

Enquanto a instrutora Meridith Lana estimulava os participantes a "expirar", "contrair o abdomén" e "ficarem atento à postura", ouviam-se os animais que, para além de pulavam para cima das costas dos alunos, comiam-lhes os cabelos e lambiam-lhes a cara.

"Não tem preço"

"São adoráveis e amigáveis", diz Lana após a aula. "É verdade que elas comem o nosso cabelo e deixam 'presentes' no nosso colchão, mas é muito divertido".

"O tipo de terapia que se encontra aqui não tem preço", acrescenta.

Danette McReynolds, cuja família é proprietária das cabras, explica que decidiu aceitar a proposta de acolher as aulas como forma de juntar dinheiro para a filha e uma amiga pudessem expor os animais num evento que terá lugar em Wisconsin durante o verão.

"Nós não sabíamos se as aulas iriam correr bem, mas as pessoas aderiram, não temos mais vagas", disse. "As pessoas adoram. Abraçam as cabras e relaxam".

Lana assegura que interagir com cabras é uma experiência semelhante à de brincar com um animal de estimação, uma atividade que alivia o stress e faz as pessoas sentirem-se melhor, conforme já foi provado em estudos clínicos.

"A felicidade que as cabras proporcionam é ótima", disse. "Todos os animais são terapêuticos, mas as cabras têm algo que é simplesmente incrível".

"Acontece estarmos em certa posição e de repente não nos conseguirmos levantar porque temos uma cabra nas costas. As cabras fazem com que os alunos estejam mais conscientes do que se passa ao seu redor", afirma.

Vários alunos disseram que, embora as cabras tivessem atrapalhado os alongamentos e posturas de yoga, eram uma distração bem-vinda, pois proporcionavam momentos divertidos, fazendo com que tivessem vontade de repetir a experiência.

"É uma libertação de tensão e frustração", disse Judy Waters, que participou numa aula com o marido e vários amigos.

"É impossível ficar de mau humor quando há um série de cabras bebés à nossa volta", afirmou. "E não pensei no governo de Washington uma única vez durante a duração da aula", riu Waters. "Faria isto todas as semanas, se pudesse", completou.

Comentários