Máscaras caseiras com mel

Para além de saboroso, é um alimento extremamente versátil, nutritivo e fortalece o sistema imunitário.

Os benefícios do mel são inúmeros: anti-séptico, antioxidante, anti-reumático, diurético, digestivo, expetorante e calmante. Não obstante, devido à sua versatilidade e riqueza, é também utilizado em muitas máscaras naturais e caseiras, podendo ser usadas dia sim dia não.

Esfoliar
Para aplicar uma máscara é conveniente que esteja bem limpa e esfoliada para assim fazer mais efeito. Esmague 2 colheres de sopa de amêndoas até ficar um pó muito fino e misture a 1 colher de sopa de mel. Quando tiver a mistura feita adicione 1 colher de chá de limão e mexa. Aplique no rosto com movimentos suaves e circulares, deixe atuar por 15mn e enxague com água morna.
Outra opção é esmagar ou triturar meia chávena de café de aveia e acrescente meia colher de chá de mel, 2 colheres de sopa de leite, 2 gotas de óleo de gerânio e 2 gotas de óleo de camomila (e cinco gotas de limão, se a pele for oleosa); aplicar com movimentos suaves e circulares, deixar atuar durante 15mn e retirar com água morna.

Pele lisa e macia
Basta aplicar mel de forma uniforme no rosto, deixar atuar por 15mn e enxaguar com água fria.

Contra as rugas e olheiras
Junte 2 colheres de sopa de mel com um ovo batido previamente e de seguida acrescente 1 colher de sopa de sumo de limão. É provável que após a aplicar no rosto sinta o mesmo a esticar um pouco, mas não se preocupe porque é normal. Retire a mistura após 20mn a atuar com leite magro morno.

Contra acne, borbulhas e manchas
Envolva 1 colher de sopa de mel a uma de sumo de limão e coloque no rosto com a ajuda de um algodão. Ao fim de 20mn retire com água tépida e algodão. Evite apanhar sol nas horas a seguir, uma vez que o limão na pele em contacto com o sol pode provocar manchas.

Para nutrir e hidratar
É ideal para estimular caso sinta a pele a repuxar e ressequida. Triture vários morangos, misture com mel, aplique durante 20mn e retire com água fria.

Nutrição
É sempre bom aplicar algo nutritivo para estimular as células, principalmente após a esfoliação. Assim, junte 1 colher de sopa de água, 1 colher de sopa de água de rosas e 1 de iogurte ou leite. De seguida aplique no rosto, espere 15mn e remova com água fria.

artigo do parceiro:

Comentários