A escolha das músicas para o casamento

Sabe que opções tem consoante a cerimónia? E qual deve usar em cada altura do dia? Se está com dúvidas, nós explicamos passo a passo quais as músicas a usar em cada momento. Descubra tudo aqui.

Vestido Sibila 2015 da Rosa Clará

A escolha das músicas para o casamento, é uma das tarefas mais importantes que os noivos tem que fazer em conjunto, para que no grande dia tudo esteja perfeito.
Seja na celebração do matrimónio, à chegada do copo de água, na entrada da sala, passando pela valsa e abertura da pista, o corte do bolo, até à saída dos noivos, é importante ter tudo planeado e definido com antecedência com os profissionais que vão ajudar a tornar este dia ainda mais especial.

Vamos explicar o passo a passo, quais os momentos mais importante e quais as músicas que não podem faltar no dia do casamento.

Celebração do Matrimónio:

Num casamento civil a escolha das músicas é livre, convém no entanto, selecionarem músicas que tenham a ver convosco, que vos tragam lembranças e pensamentos positivos, para tornar o momento ainda mais especial. No caso de uma cerimónia religiosa, a escolha é mais restrita e o importante é definirem músicas para os momentos mais marcantes. No caso de um casamento católico, esses momentos são: a chegada da noiva, a Liturgia da Palavra, o Ofertório, a Consagração e Benção, a Comunhão, as assinaturas e a saída da igreja.

O primeiro passo será falarem com o padre que vai realizar a cerimónia, discutirem em conjunto sobre o estilo de músicas que querem e chegarem a um acordo com o pároco entre as músicas religiosas e outras que gostariam de incorporar na cerimónia. De seguida, devem criar um Programa de Cerimónia, ou um Missal, que inclua o desenvolvimento e acontecimentos da cerimónia, bem como as peças musicais que vão acompanhar a celebração. Assim os convidados podem envolver-se mais na cerimónia e participar nos cânticos.

A música ao vivo é sempre mais intimista e dá um toque mais pessoal à cerimónia, sobretudo se envolver amigos e familiares. Pode também optar por contratar grupos ou coros, ou apenas colocar música gravada.

Deixamos-lhe agora algumas sugestões de músicas:

  •  Marcha Nupcial de E.Medenlssohn ou de Wager
  •  Nona Sinfonia de Beethoven
  •  Pompa e Circunstância de Elgar
  •  Adágio em C menor de Yanni
  •  Minueto ou Airoso de J.S.Bach
  •  Avé Maria de Shubert ou de Gounod
  •  Cantai ao Senhor um cântico novo
  •  Felizes os que amam o Senhor
  •  A tua palavra Senhor
  •  Amazing Grace
  •  Hallelujah

Depois da Celebração do Matrimónio, segue-se o copo de água, almoço ou jantar e a festa.

Leia ainda: Estas são as tendências de noivas para 2017

Não faça isto quando escolher o seu vestido de noiva

Comentários