O maior estudo alguma vez realizado sobre o verbo “brincar” no mundo revela como pais e filhos brincam

Com base na opinião de cerca de 30.000 pessoas, entre pais, jovens e crianças de 12 países, o estudo revela como pais e filhos brincam hoje em dia

Sabia que milhares de crianças em todo o mundo gostavam de passar mais tempo a brincar com os pais? E que, apesar disso, são cada vez mais os pais que admitem não ter tempo para brincar com os filhos?

Estas são duas das principais conclusões do IKEA Play Report 2015, o maior estudo alguma vez realizado sobre o verbo “brincar” no mundo.

Submetidos a um nível de stress cada vez maior, os pais procuram a criança interior que há em cada um deles, tornando-se companheiros de brincadeira dos filhos. Mais da metade dos progenitores inquiridos admite que gostaria de encontrar a sua criança interior como forma de aliviar do stress e 79% dos adultos acredita que devia ter tempo para brincar tal e qual o/s seu/s filho/s.

Pais e filhos concordam que brincar é importante para a vida em família, pois 60% dos jovens acha que a casa deve ser um espaço para brincar, e os pais concordam que devia ser um lugar mais divertido. Passar tempo em casa juntos pode ser, por si só, sinónimo de maior diversão e as atividades não precisam de ser sempre planeadas para contribuírem para o fortalecimento das relações.

O aumento de preocupações relacionadas com questões de segurança no mundo tem influência na forma como as crianças brincam dentro e fora de casa. Mais de metade dos pais inquiridos admite que gostaria que o/s filho/s brincasse/m mais na rua, mas revela preocupações com a sua segurança. Cerca de um quinto das crianças no mundo não têm permissão para brincarem sozinhas na rua, concluiu o Report.

Inspirada nas crianças, a coleção LATTJO acaba de chegar às lojas e promete revolucionar o verbo “brincar” em casa. Composta por uma ampla gama de jogos de tabuleiro e brinquedos (perfeitos para brincadeiras ativas dentro e fora de casa, passando por jogos de faz-de-conta, até à música), um livro com sugestões de brincadeiras e uma aplicação para jogar em conjunto, a coleção LATTJO da IKEA quer inspirar pequenos e graúdos a brincar mais, juntos.

Para destacar o poder e a importância de brincar, a IKEA deu início à colaboração com a contadora de histórias mundial, a DreamWorks Animation. Através de mais de 25 curtas-metragens animadas que celebram e ampliam o mundo imaginário das personagens de LATTJO, a DreamWorks Animation dá vida ao universo da coleção.

artigo do parceiro: Susana Krauss

Comentários