Grávidas que falam com os filhos têm crianças mais inteligentes

A garantia é dada por um estudo do Instituto Max Planck, na Holanda, que garante ainda que os bebés que ouviram a voz dos pais têm uma capacidade de memorização futura superior.

Se está grávida, fale com ele. Sempre que lhe apetecer! Enquanto fala com a barriga está, não só, a desenvolver laços com o seu bebé como também a dar-lhe ferramentas que serão importantes no futuro, aquando do desenvolvimento da linguagem e da memorização. A conclusão foi possível através da observação de adultos adotados logo após o nascimento que cresceram a ouvir uma língua diferente da que escutaram a partir da barriga da mãe biológica.

O estudo foi realizado por uma equipa do Instituto Max Planck, na Holanda, que observou voluntários de língua holandesa, alguns deles adotados na Coreia, ainda que nenhum deles falasse a língua materna. Os investigadores verificaram que os adultos nascidos neste país asiático e adotados ainda em bebés por famílias holandesas tinham mais facilidade em reproduzir sons característicos do coreano do que os do grupo de controlo, nascidos na Holanda.

«Fale com o seu bebé», recomenda Anne Cutler, uma das especialistas intervenientes no estudo. Em entrevista à BBC, a especialista garantiu que ouvir a voz da mãe «é algo que [os bebés] realmente adoram», «além de lhes permitir armazenar conhecimento útil», assegura a investigadora. Veja também a galeria de imagens com 10 alimentos que as mulheres grávidas nunca devem ingerir.

artigo do parceiro:

Comentários