Está na hora de dar cor, aroma e sabor à sua horta e ao seu jardim

As semanas que antecedem a chegada do verão obrigam a arregaçar as mangas e a lançar mãos à obra. Saiba o que tem (mesmo) de fazer nesta altura.

À medida que o verão se avizinha, muitos pensam em mergulhos na praia e na piscina e/ou nas férias que se aproximam a passos largos. Nestes dias, há muita atividade no jardim, na horta e no pomar. É muito importante a vigilância e tomar medidas preventivas para que as pragas e as doenças não se instalem. São muitas as tarefas a empreender nesta altura e que obrigam a arregaçar as mangas, até para fazer frente ao calor.

No jardim

- É tempo da plantação de árvores e arbustos envasados. Não se esqueça de regar previamente a cova de plantação e deixar que a água escoe antes de plantar e também soltar ligeiramente as raízes quando desenformar as plantas do vaso, para estimular o enraizamento.

- Plante anuais de flores variadas. Petúnias, celósias, cravos-túnicos ou calibrachoas podem ser boas opções.

- Esta é uma boa altura para aparar, regar e fertilizar os relvados, uma vez que esta é a época em que o relvado vai necessitar de mais cuidados para se manter bonito e saudável na primavera e no verão.

- Fertilize as hortênsias (hidrângeas) de acordo com as suas cores, bem como outros arbustos de flor.

- Avance com as estacarias. É uma boa altura para fazer estacaria herbácea de ornamentais, como petúnias e aromáticas de partes que não estejam em flor.

Na horta

- Plante tupinambos e batata de variedades adequadas a cada região, previamente greladas.

- Prepare os canteiros onde se irá semear. Aproveite para fazer plantações em junho e incorporar bastante matéria orgânica.

- No caso das hortícolas que já estejam crescidas, também há trabalho a fazer. É uma boa altura para capar tomateiros, meloas, melancias e pepinos.

- Transplantar as plantas semeadas nos meses anteriores e que já estejam crescidas é outra das tarefas a incluir na sua lista.

- Combata os infestantes. Este período do ano é uma excelente altura para empreender esta ação.

Veja na página seguinte: As tarefas que quem tem um pomar não pode descurar

Comentários